Quando o assunto é educação, os brinquedos educativos podem ser de grande ajuda para os pais, principalmente, nos primeiros anos de vida da criança.
Os brinquedos e jogos são vistos como uma forma de entretenimento muito mais do que de educação.
Ainda que esse estereótipo esteja muito presente, o processo de educar uma criança é composto de várias nuances, jogos e brinquedos que podem, sim, servir de ferramentas para estimular o desenvolvimento dos pequenos e o aprendizado de várias habilidades.
Entenda o que são os brinquedos educativos, por que eles são tão importantes e confira alguns exemplos que não podem faltar na rotina do seu filho.
O que são brinquedos educativos?
Os brinquedos educativos são considerados assim por estimular os sentidos e o desenvolvimento de habilidades nos pequenos, incentivando o raciocínio lógico e a coordenação motora.
Eles podem ser introduzidos na rotina da criança ainda no primeiro aninho de vida, em fase pré-escolar, para que ela comece a desenvolver os primeiros aspectos cognitivos e físicos.
Por que os brinquedos educativos são importantes?
Basicamente, os brinquedos educativos são importantes justamente porque atuam como ferramentas que contribuem para o desenvolvimento de habilidades nas crianças, de forma lúdica e divertida, cruciais para uma vida saudável e feliz.
Algumas das habilidades trabalhadas pelos brinquedos e jogos educativos são:
- Consciência espacial;
- Coordenação motora;
- Criatividade;
- Disciplina;
- Organização;
- Raciocínio lógico;
- Resolução de problemas.
No mais, os brinquedos educativos são ótimos para estreitar ainda mais os laços de amor e companheirismo entre as crianças e os pais.
Como eles ajudam no desenvolvimento da criança?
As crianças podem ter suas habilidades motoras estimuladas enquanto brincam com seus jogos educativos, desenvolvendo também o raciocínio lógico e a memorização.
Os brinquedos educativos também podem promover aspectos sociais e de interatividade se houver mais de uma criança brincando junto.
Com isso, é possível diminuir a timidez, muito presente nos pequenos, tornando-os mais comunicativos.
Nesses momentos de entretenimento promovidos pelos brinquedos educativos, a criança também fica mais propensa a assimilar informações e aprender sobre diversas áreas do conhecimento, como português, matemática e ciências, contribuindo para sua formação humana.
Quais os principais tipos de brinquedos educativos?
Alguns dos principais tipos de brinquedos educativos são:
Quebra-cabeça
O quebra-cabeça é um dos brinquedos educativos mais divertidos e estimulantes. Além de incentivar a memorização das crianças, ele ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico e de habilidades sociais.
Esse é um tipo de jogo que acompanha várias fases da vida das crianças, pois há sempre um tipo de quebra-cabeça disponível para cada idade.
Hoje é possível encontrar estilos diferenciados do jogo, como um quebra-cabeça 3D, por exemplo.
Brinquedo educativo com blocos
Os brinquedos com blocos são ótimos para as crianças estimularem a imaginação e criar diferentes cenários utilizando o pensamento lógico.
É o caso do jogo cidadela, que conta com blocos de diferentes formatos e tamanhos, permitindo organizar e planejar cenários e espaços de acordo com a vontade da criança.
Montagem de palavras
Brinquedos que permitem a montagem de palavras, como o alfabeto divertido, podem ser o primeiro contato da criança com a alfabetização.
Com eles, os pequenos começam a montar suas primeiras palavras e frases, proporcionando a familiarização com a língua portuguesa e a aprendizagem.
Kits e jogos de profissões
Para as crianças é muito importante brincar com elementos que remetam ao dia a dia dos adultos, por isso os brinquedos que imitam profissões, como o kit inventando e consertando, podem ser muito divertidos e, no caso, ensinar aos pequenos as primeiras noções de como funcionam ferramentas, parafusos e o encaixe de peças.
Quer conhecer mais brinquedos educativos? Confira nosso amplo catálogo aqui no site e veja como estimular o aprendizado do seu filho.